Lettícia Aimée: Checklist de Transtorno de Personalidade Esquiva

29.5.17

Checklist de Transtorno de Personalidade Esquiva

Oi! Eu sou o Thomas, namorado da Lettícia, e recentemente eu pesquisei sobre o transtorno de personalidade esquiva, pois me identifiquei muito e provavelmente é o que eu tenho. No entanto, foi muito difícil encontrar material em português sobre este transtorno, então me dispûs a traduzir um dos textos mais importantes que encontrei, para que outras pessoas possam ter acesso mais fácil a este tipo de conteúdo e possam se informar melhor sobre sua saúde mental. Caso encontrem qualquer erro ou queiram fazer qualquer tipo de sugestão, por favor deixem um comentário!

Checklist para Transtorno de Personalidade Esquiva
Seção I
É necessário marcar DOIS ou mais dos seguintes itens:
  • Eu tenho problemas com a minha identidade, o que inclui baixa auto-estima. Eu me considero pouco atrativo e/ou inferior aos outros. 
  • Eu estabeleço critérios pouco realistas para mim mesmo, e reluto em perseguir meus objetivos, correr riscos pessoais ou me envolver em novas atividades caso envolvam contato com outras pessoas. 
  • Eu sou empático, ainda que eu foque mais em sentimentos negativos que são direcionados a mim. Eu sou sensível a críticas e rejeição. 
  • Eu reluto em me aproximar de outras pessoas e mantenho distância de modo a não permitir que me conheçam muito bem.
Resultado: __ / 4 
Seção II
É necessário marcar DOIS ou mais dos seguintes itens: 
  • Eu tenho problemas cognitivos e dificuldade de definir a minha percepção quanto a mim mesmo, outras pessoas, e eventos. 
  • Eu tenho problemas de afetividade e dificuldade em controlar a extensão e intensidade de minhas respostas emocionais. 
  • Eu tenho problemas com o funcionamento de relações interpessoais e com estar ciente de minhas próprias ações e sentimentos. 
  • Eu tenho dificuldade em controlar meus impulsos.
Resultado: __ / 4  
Seção III
É necessário marcar TRÊS ou mais dos seguintes itens, e um deles PRECISA ser o primeiro item: 
  • Eu tenho sentimentos intensos de nervosismo, tensão ou pânico quando posto frente a situações sociais. Eu me preocupo com a possibilidade de experiências negativas e tenho medo de me constranger. 
  • Eu me afasto de meus contatos e não tomo iniciativas sociais de forma a evitar constrangimento ou arruinar a relação. 
  • Eu me sinto incapaz de realmente me divertir ou me envolver com experiências que deveriam me fazer feliz. É difícil para mim me interessar pelas coisas. 
  • Eu evito intimidade e evito me aproximar demais das pessoas. (relacionamentos, amizades, etc).
Resultado: __ / 4  
Seção IV
É necessário marcar QUATRO ou mais dos seguintes itens: 
  • Eu evito atividades que envolvam grande contato interpessoal por conta do meu medo de críticas, desaprovação ou rejeição. 
  • Eu reluto muito em me envolver com outras pessoas a menos que eu tenha certeza de que elas vão gostar de mim. 
  • Eu me reprimo em relações pessoais por medo de me envergonhar ou ser ridicularizado. 
  • Eu estou constamente preocupado com ser criticado ou rejeitado em contextos sociais. 
  • Eu me sinto desconfortável em novas situações sociais por conta de meus sentimentos de inadequação. 
  • Eu me vejo como socialmente inepto, pouco atrativo, desagradável ou inferior aos outros. 
  • Eu reluto em tomar riscos ou me envolver em novas atividades por medo de que eu possa me constranger.
Resultado: __ / 7 
Seção V
É necessário marcar TODOS os seguintes itens: 
  • Meus sintomas prejudicam minha personalidade e minha capacidade de funcionamento social. 
  • Meus sintomas são consistentes e se manifestam em diversos tipos de situações pessoais e sociais. 
  • Meus sintomas se mostraram duradouros e começaram no começo de minha vida adulta ou mais cedo. 
  • Meus sintomas não são causados por medicamentos, uso de drogas, ou outra condição médica.
Resultado: __ / 4 

Se você marcou o mínimo em todas as seções até então, você pode estar qualificado ao diagnóstico de Transtorno de Personalidade Esquiva. Por favor leve os seus resultados ao seu terapeuta para uma avaliação personalizada.
A seção VI é um compilado de sintomas e comportamentos comuns aos pacientes com este diagnóstico; não é necessário que você se identifique com um número mínimo de itens. 
Se você NÃO marcou a pontuação mínima em todas as seções mas se identifica com um número considerável, é possível que você possa se identificar melhor com o Transtorno de Ansiedade Generalizada ou Fobia Social. 
Se você se identificou com alguns dos sintomas, mas sente que vários outros não foram englobados, é possível que você se identifique melhor com Transtorno de Estresse Pós-Traumático ou Transtorno Obsessivo-Compulsivo.
Outros transtornos comumente associados ou diagnosticados como Transtorno de Personalidade Esquiva incluem: depressão, transtornos de ansiedade, transtorno bipolar e, especialmente, fobia social.

Seção VI
Sintomas e comportamentos comuns associados:
  • Eu acho situações em grupo mais fáceis de lidar do que conversas individuais porque há menos atenção focada em mim. 
  • Eu não sei receber elogios. 
  • Na verdade, elogios costumam me deixar nervoso porque então sinto que há expectativas que eu devo cumprir, e eu tenho certeza de que vou fracassar. 
  • Várias vezes eu rejeito oportunidades que seriam boas pra mim porque tenho medo de fracassar. 
  • Eu me sinto ansioso tendo que lidar com telefonemas. 
  • Eu às vezes demoro muito para responder os outros por medo de que minha resposta seja inapropriada ou criticada. 
  • Eu evito ao máximo que posso tomar a iniciativa para falar com outras pessoas. 
  • Eu tendo a deletar posts e outros registros pessoais por medo do que outras pessoas podem pensar deles. 
  • Eu odeio fazer planos. Eu prefiro que outras pessoas façam planos, e então eu possa só seguir eles (ou evitá-los também). 
  • Eu odeio expressar raiva, tristeza ou qualquer outro tipo de emoção negativa em frente a outras pessoas. 
  • Eu tenho medo ou não sei como pedir ajuda, embora eu saiba que preciso dela. 
  • Se possível, eu evito cursos e empregos porque me preocupo que o ambiente seria crítico demais de mim. 
  • Eu tenho dificuldade de notar quando estão flertando comigo, ou demonstrando outros tipos de expressão positiva. 
  • Eu admiro outras pessoas em minha vida porque sinto que são pessoas realmente melhores que eu. 
  • Eu fantasio relações idealizadas com outras pessoas.
Resultado: __ / 15
Traduzido e adaptado de: shitborderlinesdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário